quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Quinta categoria [4]- A paz?

Começou mais um ano!
Aô maravilha! 2014 chegou e com ele aquelas velhas promessas e desejos. Tenho certeza que você, assim como eu, cansou de ouvir que 2014 lhe traga paz, amor, felicidade, e outras coisas mais.
365 novas oportunidades para ter uma vida melhor. Fora outros tantos clichês já conhecidos por todos.
Tenho certeza que você fez planos, rascunhou alguns sonhos para realizar esse ano. Passou por sua mente ficar rico, arrumar um namorado (a) etc. Tomara que você consiga. Trabalhe bastante e talvez você fique rico. Mas se você não quiser trabalhar, tenho certeza que você colocou uma roupa de alguma cor que simboliza riqueza e pegou um tanto de sementes de romã ecolocou na carteira. Ai sim, com toda certeza você ficará rico por conta disso. Vai na fé!
Bom, mas esse não é o assunto que vou tratar nesse quinta categoria, minhas dicas para 2014 estão AQUI, olha lá depois.
Como todos sabem, dia 1º de janeiro é o dia mundial da paz, dia este que foi instituído pelo papa Paulo VI em 1967. Pronto agora você sabe a origem dessa data.
Mas que paz é essa? Paz apenas nesse primeiro dia do ano? Paz somente no papel?
Fico impressionado com essa sociedade que vivemos. Pedimos paz a todo momento, mas parece que quanto mais pedimos paz, mas violência vem. Acho que a violência é prima da assombração. Lembra daquele velho ditado: Quanto mais eu rezo, mais assombração me aparece. Pois então, as duas devem ser parentes.
É violência em casa, na escola, no transito, entre nações, na rua, na chuva, na fazenda (ou numa casinha de sapê). Enfim, é violência a dar com pau.
A todo momento vemos várias noticias que envolvem violência. Liga a TV e já aparece: Filho mata a mãe por conta de vicio em drogas, Troca de tiros entre policiais e bandidos acaba com 10 inocentes mortos por balas perdidas, Assaltante mata jovem por ela estar sem celular. Uma pior com a outra.
Mas até quando o ser humano continuará nesse ciclo vicioso. Vai chegar um ponto que todo mundo vai brigar com todo mundo. Um vai querer matar o outro por motivos ainda mais banais.
É assim que caminha a humanidade, para o verdadeiro caos.
Até quando? Até quando continuaremos inertes apenas vendo a desgraça tomar conta?
Creio que seja quase impossível erradicar a violencia do mundo, afinal de contas como ficaria Marcelo Rezende, Datena e outros apresentadores que se sustentam da desgraça alheia, porém creio que é possivel abrandar muita coisa, muita coisa mesmo.
Se o respeito fosse item obrigatório de fábrica, tal como os carros agora terão que sair de fábrica com air bag e freio ABS, a humanidade seria bem melhor.
Pais e mães deveriam criar vergonha na cara e não soltar seus filhos para o mundo sem esse requisito básico. E se alguns negligentes soltassem, a policia poderia ser muito mais efetiva do que é né?
Infelizmente o respeito mutuo está caindo no esquecimento, por qualquer bobeira um mata o outro, o outro espanca o um e vivemos nesse ciclo vicioso.
Tantas coisas poderiam ser evitadas, vidas poderiam ser salvas com atos tão pequenos. Mas o ser humano é ignorante, se acha o bom né?
Um bom exemplo disso é a violência no transito. Entra agora em algum site de noticia (G1, R7, IG, Terra, etc), tenho a certeza absoluta que vai ter alguma noticia de acidente no transito, ai você entra, lê a noticia e constataque o acidente foi provocado porque o besta do motorista está bêbado e o FDP num tá nem ai se matou um ou dois.
Triste né?
Eu sou motorista e faço uma força muito grande para não beber quando estou dirigindo. Bebo raras vezes e essas raras vezes não estou dirigindo. Chega a me doer só de imaginar que por conta de uma bosta de dose de bebida eu posso tirar a vida de alguém inocente. E tem gente que não está nem ai. Isso é revoltante.
Existem leis que punem, campanhas que conscientizam,mas ainda sim tem gente que insiste em beber e dirigir e acha que está por cima por isso. Doce ilusão. Falta vergonha na cara e coragem para ser HOMEM e  MULHER  de verdade!
Coragem para evitar uma briga, coragem para não dirigir alcoolizado, coragem para ser promotor da paz!
Que o desejo de paz não fique apenas nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, mas que se estenda todos os atos, em todos os dias do ano. Passou da hora de ser corajoso, não acha?
Feliz ano da coragem para vocês!

Wender Batista Pereira

Nenhum comentário: