quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Quinta categoria [6]- Vida real (dicas básicas para não ser um idiota conectado)

Mais uma vez, cá estamos para mais um QUINTA CATEGORIA!
Semana passada falei do nosso queridíssimo Big Brother Brasil, se você não viu, só CLICAR AQUI e ver.
Mas vamos em frente.
Essa semana fiquei um pouco sem ideia de tema. Pensei em falar do CR7 e sua eleição como melhor do mundo, mas é um tema chato né? Após dias de reflexão, decidi que vou dar continuidade ao tema de semana passada, mas com outro foco, a privacidade.
Não é segredo, o BBB é, talvez, o maior reality show do Brasil e expõe seus 14, 15,20, 30 sei lá quantos participantes de forma impressionante. Os "heróis" do Bial são vigiados 24 horas por dia, por centenas de câmera e milhares de desocupados que assistem esse zoológico humano.
Sem privacidade alguma, banho, sono, almoço, jantar, festas, necessidades básicas, enfim, nada foge aos olhos desse programa. E isso causa um alvoroço danado né? Meu Deus, como isso soa como algo anormal!
As maiores criticas em relação a esse programa é justamente isso, a falta de privacidade. Mas que raio de privacidade é essa que as pessoas tanto querem e tanto cobram.
Talvez nas primeiras edições do Big Brother, essa falta de privacidade foi encarada como algo de outro mundo, mas com o advento da Internet, vivemos um BBB diário e o pior, feito por nós mesmos!
Verdade, estamos imersos dentro desse programa, porém na vida real. Complicado, não?
Sim, muito complicado, mas eu explico.
Raciocine comigo, dentro da mansão, os brothers são vigiados e é mostrado tudo o que eles fazem, certo?
Agora corra no seu perfil no Facebook e ache aquela bendita publicação que você diz o que está fazendo, fez ou ainda vai fazer que tem míseros três "curtirs" (um deles é da sua mãe). Achou? Não adianta disfarçar, você tem uma publicação desse tipo. Se não tem, meus parabéns!
Mas vamos aos que tem uma publicação assim. Por que uma publicação assim? Sério mesmo que você acha que suas redes de amigos estão interessadas naquele açaí maroto que você foi tomar ontem? Não, ninguém se importa! É, dura realidade, mas verdadeira. Mas não se abata pequeno gafanhoto, você não está sozinho nessa. Eu já fiz isso, mas acho que me libertei. Sei lá, acho né?
Realmente existem dias que acordamos e nos achamos a pessoa mais importante do universo. Queremos mostrar a todos como nossa vida é legal, como nosso gosto musical é apurado (ou não), como somos ~cult~, etc. Normal, todos temos dias assim. Para alguns, esse dia especial, é todo santo dia. Todos sabemos onde tomou café, com quem tomou, que horas chegou no trabalho, com quem trabalha, onde trabalha, nome do chefe, onde almoçou, com quem almoçou... e por ai vai.
Mais uma vez repito  NOBODY YES DOOR! (Ninguém 'sim' porta).
Não há necessidade disso. Não há necessidade de postar tudo o que faz. Não precisa fazer um BBB particular.
Espero ter deixado claro esse ponto. Isso vale para Facebook e um pouco de Twitter também. Mas casos assim são mais graves para Facebook, Twitter, querendo ou não, foi feito para tais publicações.
Mas adiante.
Tocarei em um ponto tenso agora: FOTOS.
Esse é um assunto pra lá de tenso. Espero que se você, interessado por minhas palavras, se identifique, por favor mude suas atitudes ou saiba de alguém assim, dá aquele toque maroto e peça pra ela ler esse quinta categoria.
Bom pessoal, voltando ao reality show Global, o físico dos participantes é uma atração a mais né? Só gostosas e gostosões. Tudo perfeito. Marmanjos esperam o programa acabar só pra ver aquela gatinha pelada na Playboy. É verdade, não adianta falar que não.
É uma ordem natural. BBB> fama> posar pelada (o)> virar DJ> anonimato. Poucos fogem a essa regra. Alguns não viram DJ, vão trabalhar na Sônia Abrão como ~especialistas em BBB~.
Eles tem essa ordem, agora tem uma nova ordem para os pobres mortais. Acompanhe:
Flerte> pegação> namoro> foto pelada do namorado (a)> Whatsapp> fim de namoro.
Santa burrice meu Deus! Por que tamanha exposição? A troco de que? Onde vai parar essa geração? Sexta no Globo Repórter.
Virou moda tirar foto pelada e mandar pro namorado ou amigo, ou amiga, ou sei lá o que.
Uma vez tirada essa foto, o destino dela nem Deus sabe.
Cai no Whatsapp e de lá vai parar no celular de muita, mais muita gente. O que tem de grupos nesse app não tá escrito. Sem falar nos grupos especializados em passar fotos de mulheres e homens pelados. Por sinal meninas, tem uma foto minha pelado AQUI caso queiram curtir essa maravilha de Deus. SQN
Essas fotos correm o mundo, são vistas por sabe-se quem e usada de vários modos.
Esses tempos pra trás, um desses casos ficou publico e gerou várias reportagens. O namorado gravou a transa com sua companheira e depois do fim do relacionamento ele jogou na rede. Pimba! Ela perdeu emprego, teve que mudar de cidade, virou meme na internet. Tem gente lá no Japão fazendo o tal sinal que ela fez. E pergunto mais uma vez: a troco de que?
Prova de amor?
Mas que prova mais besta hein?
Vou dar um recadinho para as mulheres, que são as maiores alimentadoras desses grupos no Whatsapp (e outras redes sociais). Homem pelado, graças a Deus, eu nunca vi.
Dica simples. Não façam um ensaio ~like a Playboy~ no seu celular. Simples! Não se exponha, isso pode trazer consequências bem ruins viu. Mas se você tirou fotinhas peladinha, não envie a ninguém! Nem pra namorado, nem amiga! É você vacilar um pouquinho que sua foto vai rodar a internet.
Larga mão de ser burra!
Mas se você gostar, ai o azar é todo seu. Existem mentes pervertidas prontas pra usar a sua imagem da maneira que bem entender. Tenha certeza, não será para coisas boas. Fica a dica.
Agora um concelho maroto para os homens. Evitem grupos desse tipo e não compartilhem isso com seu amigos. Não é um concelho boiola, mas essas fotos são de pessoas que talvez, mesmo sabendo dos riscos, não queriam que fossem divulgadas. Diferentemente de uma revista Playboy.
Poderia ser sua namorada, sua irmã, sua prima, enfim, as trate como seres humanos dignos de respeito, ainda que tenham feito isso.
Para finalizar, só vou dar um ultimo toque.
Tenha a plena certeza que tudo, sim tudo o que você faz na internet é controlado! Tudo mesmo. Vide a polêmica que envolveu os EUA nesses últimos tempos.
Aquela máxima dita por um policial em uma abordagem: Tudo o que disser pode ser usado contra você no tribunal, é valido para a internet também!
Estão de olho em nós!
Tomemos cuidado. Sejamos um pouco inteligentes! Não cliquemos em um vírus que marque 44 de nossos amigos, amém!

Wender Batista Pereira

Nenhum comentário: