quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Quinta Categoria [8]- Manifestação x Liberdade x Hipocrisia

Em meados do ano de 2013 houve uma explosão de manifestações em todo o Brasil.
A faísca, muitos dizem, foi em São Paulo pelo aumento da tarifa do transporte público. Depois disso, o fogo se espalhou e o povo foi para a rua atrás de seus direitos.
Dentre as inúmeras reivindicações, se destaca a melhoria do transporte publico, saúde, educação e copa do mundo. Todas as manifestações com um valor legítimo e causas louváveis.
Sim, é preciso lutar por um país melhor. Eu participei dessas manifestações e foi muito válido.
Não vou entrar nos atos de violência e vandalismo que ocorreram, não vale a pena o destaque.
Mas afinal, por que manifestar? Muitos devem achar que eu perdi a noção do tempo, e voltar nesse assunto agora, quando a poeira já abaixou.
Ai que está, o quinta categoria dessa semana não é sobre manifestação, mas calma, você vai entender.
No ultimo dia  27 de janeiro, completou 1 ano da tragédia de Santa Maria. Data que marcou todo um país por conta de um incêndio que vitimou centenas de jovens na Boate Kiss. O Brasil e o mundo se voltaram para aquela cidade e todos nós ainda procuramos explicação para tudo aquilo.
Um ano se passou, o mundo girou e tudo se acalmou. Mentira, não acalmou muito assim.
Os jornais noticiaram e reviveram aquele fatídico dia. O sentimento voltou, mas logo se apaga de novo (ou não).
Ponto!
Outro caso que marcou essa semana foi o acidente na linha Amarela, no Rio de Janeiro, onde um caminhão derrubou uma ponte de travessia de pedestres. Na quebra, a ponte atingiu alguns carros e uma moto matando 5 pessoas (até agora, tem gente hospitalizada correndo risco).
O caminhão trafegava em horário que não podia passar por lá e estava com a caçamba levantada. Pelo que tudo indica, ou o motorista era cego, lerdo, burro ou simplesmente achou "normal" andar com a caçamba levantada. É impossível não notar uma estrutura daquele tamanho erguida. Só dar uma espiada de leve no retrovisor e ver que aquilo não é normal, sem falar que o acionamento dessa caçamba é feita pelo próprio motorista em uma alavanca que fica bem na sua frente.
A pericia apontará o por que disso, mas levanto uma hipótese. Nada comprovado em relação a isso que vou escrever, mas é uma coisa que me encucou.
Imagine, que hipoteticamente o motorista desse caminhão, ciente que não poderia passar por aquele lugar, marotamente levantou a caçamba, de modo que a placa não aparecesse e com isso se livrar de uma possível multa. É para se pensar.
Caso isso seja comprovado, reafirmo que isso é uma dedução minha, a morte daquelas pessoas foi o resultado do "jeitinho brasileiro".
Ponto! Mais uma vez.
Outro caso que vi essa semana, "comum" até, vale ser destacado. Um motociclista morreu, se não me engano em São Paulo, após ser atingido por um carro. "Normal" né? Acidentes acontecem todos os dias, estamos "acostumados". Mas vou destacar esse para mostrar como o ser humano é burro e assim linkar com com o resto do texto.
O motorista que atingiu a moto, estava de boa na lagoa quando resolveu virar em um lugar onde a conversão era proibida. O fim disso todo mundo já conhece. A morte de um jovem, com um futuro promissor, com uma filha para criar e uma esposa para amar para o resto da vida, até a velhice.
Mas isso não aconteceu, porque um motorista "espertinho" quis cortar caminho, economizar míseros 2 minutos (sim 2 minutos! Havia um lugar apropriado para fazer a conversão poucos metros a frente).
Mais um ponto aqui.
Agora você deve pensar: o que tem a ver manifestações, boate Kiss, acidente no Rio e morte em SP?
Tudo a ver meu caro leitor.
Analise comigo como vivemos em uma eterna e infinita hipocrisia.
O povo sai para a rua afim de conseguir melhorias e criticar o governo, mas em muitos casos é ridiculamente hipócrita.
É capaz de xingar desde os descobridores do Brasil até a Dilma por suas formas de governo, mas não muda sua vidinha. Isso é revoltante.
Um bom exemplo é que agora a nova moda do Whatsapp são grupos "Anti Lei Seca". Nesses grupos são divulgados os locais das blits. Logo, os espertinhos, entornam o caneco e cientes das blits, apenas mudam o caminho. Olha que fácil. Muitos desses causando acidentes e matando gente inocente.
Faz isso, bebe e dirige, ai na primeira manifestação tá lá dando a vida. Criticando Deus e o mundo. Crucificando políticos. Querendo hospitais melhores. Ridículo! Pessoas que fazem isso, não merecem meu respeito.
Esse é um dos exemplos.
Outros muitos poderiam ser ditos aqui e linkar com todos os fatos que citei acima.
Vivemos para apontar defeitos, mas nunca somos capazes de ver os nossos.
Se cada um tivesse o minimo de consciência. Uma pequena noção do que é bom e o que é ruim, o mundo seria bem melhor. Quando a culpa não é do governo e sim nossa, a coisa muda de figura não é?
Quantas vidas poderiam ser poupadas todo santo dia se fizéssemos o certo. Deixo de lado aqui até a lei, só para mostrar que é fazendo o certo que as coisas mudam.
A bebida é um ótimo exemplo. Quantos bebem como se não houvesse amanhã. Gastam mundos e fundos em baladas, ficam loucassos e fazem merda. Sem contar que na manhã seguinte não lembra de nada né.
Outros bebem e pegam carros e matam por ai. A lei pune, mas olha quantos bebem e dirigem e quantos vão presos por fazer isso. Por isso que fazer o certo fica um pouco acima da lei.
Uma coisa que me aperta o coração é pensar quantos jovens morreram na boate Kiss porque estavam tão bêbados que não deram conta de sair. E quantos amigos que estavam bem, morreram tetando ajudar um amigo bêbado.
A liberdade dada não condiz com a conduta de quem a tem.
Como disse, poderia escrever um livro só citando exemplos de burrice e ignorância humana, mas todo mundo sabe o que faz de certo e errado.
O Brasil, o mundo, a cidade não vão mudar pelas manifestações e sim pela manifestação interna de cada um. Jogar na própria cara o que precisa ser mudado, assim como se faz nas manifestações de rua.
Sempre veremos cartazes com: "Queremos mais educação", "Mais saúde", "Fora Dilma", "O Brasil não precisa de Copa"... e por ai vai. Mas dificilmente teremos cartazes assim: "Bebo e dirijo mesmo", "Torro meu salário em bebida e quero atendimento de graça em hospitais", "Posso pagar um plano de saúde, mas prefiro ir pra balada"...
Chega de hipocrisia. Daqui alguns meses essa vibe de manifestação de rua vai voltar e as ruas serão tomadas por gente que não quer mudar, só quer mudança.
Se você é um ou uma daqueles que são a mudança, tem a propriedade para lutar e pedir mudança dos outros, caso contrário, acorde para a vida e pare de ser um(a) bosta e tome jeito.
Pessoas morrem por vacilos que poderiam não acontecer.
São sonhos, projetos, amores desfeitos por uma irresponsabilidade momentânea.
Fazer o certo salva vidas!

Wender Batista Pereira

2 comentários:

lívia borges disse...

como vc sabe, concordo com vc... não adianta balançar um cartaz pedindo mudança se a pessoa é incapaz de respeitar o próximo, as leis e as regras q foram feitas para melhorar a vida de todos nós... parabéns pelo texto! muito legal o seu posicionamento!

lívia borges disse...

como vc sabe, concordo com vc... não adianta balançar um cartaz pedindo mudança se a pessoa é incapaz de respeitar o próximo, as leis e as regras q foram feitas para melhorar a vida de todos nós... parabéns pelo texto! muito legal o seu posicionamento!