quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Quinta categoria- Brasil, o país do futebol!

Bom, gostaria de começar um novo projeto, o 'Quinta categoria', que consiste em um texto por semana, nas quintas- feiras, sobre os mais diversos assuntos da atualidade. Sendo assim, irei expor algumas das minhas opiniões sobre algum assunto daquela semana ou também escrever algum texto reflexivo ou outro gênero, tudo vai depender de como estiver a semana.
Então começo hoje falando sobre essa bagunça que está sendo o desfecho do Campeonato Brasileiro 2013.

Brasil, o país do futebol!

Não é segredo, sempre fui e sempre serei rubro-negro. Não troco meu Mengão por nada nesse mundo. E o meu time está entre os envolvidos nessa bagunça que virou o campeonato Brasileiro de 2013.
Times que perderam dentro de campo, agora estão querendo conseguir pontos através da justiça desportiva. Por tudo que estou acompanhando, as acusações são legitimas, porém com várias brechas.
Está um 'disse me disse' complicadíssimo de se entender, mas enfim. Não sei quem está certo ou errado. Isso a justiça decidirá (?).
Seja lá como for, existem leis, ainda que essas leis influenciem em coisas que não precisam ser mudadas. Em ambos os casos, da Portuguesa e do Flamengo, os jogadores em questão não federam nem cheiraram dentro de campo. Os jogos eram de comadres. Flamengo e Cruzeiro jogaram em ritmo de festa (má ôe!), Portuguesa e Grêmio nem jogaram direito, o empate era ótimo para os dois. Então não faz sentido mudar o resultado. Quem perdeu dentro de capo que pague pelos seus erros, chamar a justiça para resolver isso, é  a mesma coisa que o Kiko fazia quando o Chaves pegava sua bola, o mimadinho logo chamava sua mãe, Dona Florinda, que por sua vez descontava em seu Madruga que não tinha nada a ver com a história. É isso que está acontecendo.
Que a justiça seja feita, que nesse caso é uma coisa lógica. Nem Portuguesa, nem Flamengo merecem ser punidas.
Agora ao outro ponto que causa polemica, Vasco da Gama choramingando os pontos da partida que fez contra o Atlético Paranaense. Isso sim é ridículo, sem pé nem cabeça, imoral e completamente absurdo. O que aconteceu extra campo é condenável, mas usar disso para tentar reverter o que foi perdido em campo é ridículo. Quem tem que perder alguma coisa são aqueles seres que brigaram de forma covarde.
Aqueles sim merecem levar uma boa dura da justiça. Devem ser presos e pagar pelo que fizeram!
Ninguém que estava lá no meio é santo, mas juntar 10 pessoas em cima de uma (desmaiada) e lhe descer a porrada é desumano. Tentar matar alguém por causa de um time de futebol? Onde vamos parar?
Há solução para isso? Sim, há solução para isso! 
A Inglaterra é um bom exemplo. Ela identificou e baniu todos aqueles que iam aos estádios para brigar, os famosos Hooligans ingleses. Mas fizeram isso de maneira descente e bem feita. Os baderneiros foram proibidos de frequentar estádios e em dias de partidas eles foram obrigados a se apresentar em uma delegacia duas horas antes do jogo e ficar lá duas horas depois que o jogo terminasse. Fora que os clubes ingleses foram banidos de competições europeias por 5 anos.
Isso que é justiça meus amigos, isso que é justiça.
Aqui no Brasil os clubes perdem mando de campo, pagam multa e vivem felizes para sempre.
Ouvi dizer, não tenho certeza, apenas ouvi dizer que está chegando na Europa câmeras capazes de realizar filmagens em alta definição. Não sei se é verdade. Mas se for, vai ajudar muito na identificação de marginais como esses aqui no Brasil. Infelizmente não existe isso aqui. Acabamos de transmitir a primeira Copa do Mundo ao vivo e em cores e o Brasil foi tricampeão mundial!
Ironias a parte, por que causa, motivo, razão ou circunstancia as filmagens dos jogos não são utilizadas para colocar esses caras na cadeia? Alguém me responde? Com as câmera utilizadas hoje já é possível ver a alma da pessoa, tamanha é a definição.
Bom, já temos alguns elementos que são viáveis e possíveis para se punir, mas nada acontece. Vamos a lista que credenciam o Brasil a punir decentemente esses bandidos:
Copa do mundo- ok!
Olimpíadas- ok!
Tecnologia- ok!
Capitão Nascimento... é, não...
Pessoas mortas em confronto- ok
Leis que punem- ok (no papel)
Querem mais o que?
Na minha humilde opinião, já que está desse jeito, a solução é encerrar as atividades futebolísticas no Brasil após a copa, cada clube contrata um advogado e compra um Playstation e fazem um campeonato virtual.
Marca as partidas dentro do STJD e os advogados as jogam e ao fim se tem um vencedor. Poupa esforço, dinheiro e talvez fique mais interessante. Porque agora resultados estão sendo decididos em um tribunal e bestas apocalípticas estão indo "torcer" nos estádios.
É assim que o Brasil caminha...

Wender Batista Pereira

Nenhum comentário: