quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Quinta categoria [2]- O homem do ano

O que falar desse cara que eu mal conheço e já considero pacas?
Realmente não tem o que falar, ele é o cara.
Sim caro amigo, nesse quinta categoria falo do queridíssimo, famoso, meu brother, Jorge Mario Bergoglio.
Brincadeiras a parte, hoje falo do papa Francisco que na ultima terça (17/12) completou 77 anos de vida.
O homem que marcou 2013, sendo eleito o homem do ano segundo a renomada revista Time e convenhamos, ele realmente foi.

No fatídico dia 28 de fevereiro, o Papa Bento XVI anunciou sua renuncia e o mundo se voltou para ele. Inúmeras criticas recaíram sobre esse grande homem que conduziu a Igreja Católica de forma primordial.
Abro um parênteses para falar do grandioso Joseph Ratzinger que também pode ser considerado uma das grandes pessoas desse ano devido a decisão que tomou. Um Papa exemplar que conduziu a Igreja com rigor que se deve conduzir e com umasabedoria inigualável. Um grande pensador que fez a diferença. Homem culto e muito bem formado. Sou fã de carteirinha do grande Papa Bento XVI.
Logo após isso, teve o conclave. Momentos de tensão. A fumaça preta deu as caras e ficamos todos apreensivos, mas quando a fumaça branca foi anunciada no dia 13 de março, meu amigo, o coração bateu de uma tal forma. A alegria já tomou conta antes mesmo de saber quem era o sucessor de Pedro.
Assim que a noticia foi dada, o mundo se virou para o vaticano mais uma vez para ver quem era o eleito.
Quando o pequeno Jorge Mario apontou na varanda, foi um alvoroço. Aquele homem com um semblante assustado, sem saber o que fazer diante da multidão que lá estava e toda a outra multidão que acompanhava via internet e TV.
Meio tímido, deu aquele tchau maroto, disse meia dúzia de palavras e por fim sua benção como bispo de Roma.
Não se sabia muito dele, Bergoglio não era um dos "favoritos ao cargo", era uma "zebra". Mas logo se puxou o histórico e se viu que ele era argentino. O primeiro Papa sul- americano da história. Que responsabilidade! Um Papa latino e da terra que tem um deus chamado Maradona. Guerreiro!
Francisco foi o nome escolhido por ele para marcar seu pontificado em homenagem a São Francisco de Assis e Xavier. Uma tremenda homenagem e uma baita responsabilidade. Esses "Franciscos" foram de grandes homens de fé e mudaram a Igreja Católica.
Passado isso, logo veríamos que Papa Francisco também iria fazer a diferença na Igreja e nesse mundão de meu Deus.
Dono de uma simpatia singular e uma humildade fora de base, aquele velho senhor derreteu o coração de todos.
Que sorriso cativante. Nisso ele mudou o mundo!

Provou que sendo quem era, ele já estava contribuindo para um mundo melhor. O seu exemplo revolucionou e está revolucionando a humanidade.
O que mais me chama atenção nele é que parece que Francisco não é Papa. Ele age de uma forma tão natural, fala como um amigo e se porta como um cidadão normal. 
Li algumas biografias sobre Jorge Mario Bergoglio e vi uma constância no que ele fez e no que está fazendo. Uma linearidade incomum. 
O mesmo padre, bispo e papa. Esse é Francisco.
Logicamente que as responsabilidades aumentaram e ele está as tirando de letra.
Recentemente saiu a noticia que na calada da noite, ele deixa seus aposentos e "disfarçado" de padre, vai ao encontro dos moradores de rua de Roma. Quem mais faria isso? Só o grande Francisco.
Tive a oportunidade de vê-lo, ouvi-lo e por muito pouco quase tocá-lo na Jornada Mundial da Juventude e foi sem duvidas um dos momentos mais fantásticos da minha vida. Vê-lo passando, ao vivo. com aquele sorrisão aberto é cativante demais. A alegria que ele passou, e passa, é algo fora do comum. Um sorriso verdadeiro que transforma.
As palavras dele... Gente, ele fala com o coração.
Os discursos e homilias dele na JMJ foram sensacionais. Um amigo falando para outro amigo.
O que ele falou lá no Rio até hoje ecoa na minha mente. Não tem como esquecer tamanha foi a doçura que ele falou.
Definitivamente, o cara do ano!
Continuo acompanhando tudo o que ele fala em suas homilias e discursos e continuo me surpreendo a cada palavra.
O sigo também no Twitter. Todo dia tem ao menos uma mensagem dele lá. É uma alegria ter um papa tão próximo. Bento XVI entrou na era digital e Francisco deu continuidade. isso é maravilhoso.
Papa Francisco nesses meses de seu pontificado mudou muita coisa e tem muito a mudar. 
Nada do que ele falou é em vão, tudo tem um propósito.
Dizem que a Igreja Católica estava em crise e ele veio para salvá-la. Jamais! Ele faz parte de uma continuidade que vem desde Pedro. Cada um dos papas eleitos nesses 2000 e poucos anos de Igreja,  mudaram um pouco, trouxeram e afastaram fiéis. Isso vai acontecer por toda eternidade. Sim, ele está fazendo a diferença como deve ser. Ninguém é eleito para o ministério petrino para ficar de mãos cruzadas vendo o circo pegar fogo. Jorge foi eleito para dar continuidade àquilo que Jesus fez na Terra.
A maior revolução que ele está fazendo é a revolução do amor, assim como fez Jesus há um tempo atrás. 
Não está agradando a todos, mas a maioria ovaciona e se alegra por ter Francisco como seu representante.
Católicos, acreditem nesse homem até o fim. Não católicos, ouçam e acreditem nesse homem também. Ele tem muito a acrescentar na história da humanidade.
Sim, mais uma vez digo, ele é o CARA!


Wender Batista Pereira


Não sabe o que é o Quinta categoria?
Não fique aflito!
Clique AQUI e veja o ultimo post =D

Nenhum comentário: