segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sintomas de saudade

Grandes sábios já diziam que a felicidade é o estado de êxtase no qual o sujeito que a sente deseja que não acabe. Felicidade é então um curto espaço de tempo que faz a vida como um todo valer a pena.
Amor é, sem duvida, um dos sentimentos mais conhecidos da face da Terra. Conhecido, porém não praticado. Amor é aquele sentimento de alegria, de surpresa, de espanto, de felicidade que atinge o ser humano de maneiras variadas. Seja em um beijo onde tudo ao redor parece parar. Seja um abraço, ou uma troca de olhar.
Amor é tudo aquilo que faz bem e que causa felicidade.
Saudade é o que sentimos falta. Seja de um ente querido que se foi. Seja da namorada que você se despediu há exatos 5 minutos. Tudo aquilo que foi bom e sentimos falta, denominamos saudade.
Esse misto de felicidade, amor e saudade compõe praticamente todo ser humano.
Todos nós queremos encontrar aquele fragmento de tempo que nos torna seres ordinariamente felizes.
A maioria procura achar uma razão para amar, quando descobrem essa razão procuram a quem amar. É fato! Um homem que deseja se casar, procura uma mulher para dar seu amor. Um artista, amante da arte, procura transcender esse amor através de uma tela, por exemplo. Um musico ultrapassa a barreira do físico e entoa cânticos aos quatro ventos em sinal de amor.
Logo achado isso, algo que possa levar a vida toda, quando passa fica a saudade.
Aquele sentimento bom, que ao mesmo tempo nos faz ficar mal. Ficar mal por lembrar que aquilo já foi e que pelas leis da física, nunca voltará. Pode acontecer algo semelhante, mas igual, nunca.
Esse nunca que acaba com aquele instante que lutamos para alcançar.
Mas que vida mais dura. Lutamos para alcançar algo, para momentos depois querer aquele algo de novo e na ingenuidade achar que voltará, na ilusão lutar para acontecer e na realidade saber que foi e não terá repetição.
Talvez essa seja a graça de viver.
Saber que depois de cada conquista, há uma nova batalha.
Acreditar que sempre podemos achar aquele fragmento de tempo que ficará por todo o sempre gravado na memória.
Aquele fragmento de felicidade nos faz acreditar no amor. Esse amor, nos faz sentir saudade. A saudade nos faz querer ser feliz.
Ciclo rápido, porém que só quem sabe viver é capaz de fechá-lo e começá-lo de novo por todo o sempre.

Nenhum comentário: