quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Quinta categoria [11]- A festa do povo

Mais um ano acabando, várias oportunidades novas. Feliz ano novo galera! Ou quase né?
Não é dito por ai que o ano só começa na quarta feira de cinzas? Pois então.
Chega de bobagem né? O ano começou há um bom tempo e tá quase acabando de novo.
Mas agora é carnaval! O Brasil e o mundo se rendem a maior festa popular do país! Quatro dias de pura diversão! Quatro dias na média né, porque tem cidade que  está comemorando o carnaval desde a quarta feira de cinzas do ano passado, mas esses casos são raros.
Enfim, o carnaval está batendo a porta mais uma vez.
Hoje serei sucinto ao tratar desse tema, todos estão cansados de ouvir e ver coisas do tipo. É assunto em todo lugar!
Carnaval, ô carnaval!
Ô festa!
Não sou o cara que mais curte essa época, mas também não saio xingando horrores.
Concordo com algumas coisas e descordo com outras.
Por exemplo, acho fantástico a alegria que essa época carrega! É um tempo que são distribuidos sorrisos aos quatro cantos. A felicidade irradia.
Como isso é bom e como deveria perpetuar pelo resto do ano.
É uma festa que literalmente acontece na rua. Pessoas saem de suas casas fantasiadas e não estão nem ai para o que os outros vão pensar. O medo de se expor, de forma digna, se extingue e todos caem na folia.
Pais e filhos unidos em um só ritmo. Lindo!
Mas, como em todas as outras festividades, tem seus contras.
Algumas pessoas criam super poderes e bebem como se não houvesse amanhã, beijam dezenas de pessoas e fervem na cama com alguém que acabou de conhecer na rua.
Aos que fazem isso, me perdoem, mas que bosta hein?
O bloco dos solteiros (e os nem tão solteiros assim) também tomam as ruas. Ninguém é de ninguém. Passou na frente, beija. Essa é a maior regra e talvez a unica.
Beijou e gostou, vai pro canto e termina o serviço.
E assim os quatro dias de carnaval com várias pessoas fazendo o rodizio.
Triste né?
Usar o outro dessa maneira.
Não concordo.
Talvez eu seja um dos poucos que acredita que vai encontrar a pessoa certa e que tem a certeza que não vai ser nesse rodizio que acontece no carnaval.
Ai vira aquela zueira marota. Passados 9 meses são colhidos os resultados disso.
Ai vão dizer: Ah, mas o governo distribui camisinha!
Bela duma bosta!
Isso pra mim é mais uma forma de incentivar do que proteger.
Mas enfim, não serei muito polêmico aqui.
É isso!
 Bom carnaval!
Aproveitem de forma sadia.
Se valorizem e acordem pra vida!

Wender Batista Pereira

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Sintomas de saudade

Grandes sábios já diziam que a felicidade é o estado de êxtase no qual o sujeito que a sente deseja que não acabe. Felicidade é então um curto espaço de tempo que faz a vida como um todo valer a pena.
Amor é, sem duvida, um dos sentimentos mais conhecidos da face da Terra. Conhecido, porém não praticado. Amor é aquele sentimento de alegria, de surpresa, de espanto, de felicidade que atinge o ser humano de maneiras variadas. Seja em um beijo onde tudo ao redor parece parar. Seja um abraço, ou uma troca de olhar.
Amor é tudo aquilo que faz bem e que causa felicidade.
Saudade é o que sentimos falta. Seja de um ente querido que se foi. Seja da namorada que você se despediu há exatos 5 minutos. Tudo aquilo que foi bom e sentimos falta, denominamos saudade.
Esse misto de felicidade, amor e saudade compõe praticamente todo ser humano.
Todos nós queremos encontrar aquele fragmento de tempo que nos torna seres ordinariamente felizes.
A maioria procura achar uma razão para amar, quando descobrem essa razão procuram a quem amar. É fato! Um homem que deseja se casar, procura uma mulher para dar seu amor. Um artista, amante da arte, procura transcender esse amor através de uma tela, por exemplo. Um musico ultrapassa a barreira do físico e entoa cânticos aos quatro ventos em sinal de amor.
Logo achado isso, algo que possa levar a vida toda, quando passa fica a saudade.
Aquele sentimento bom, que ao mesmo tempo nos faz ficar mal. Ficar mal por lembrar que aquilo já foi e que pelas leis da física, nunca voltará. Pode acontecer algo semelhante, mas igual, nunca.
Esse nunca que acaba com aquele instante que lutamos para alcançar.
Mas que vida mais dura. Lutamos para alcançar algo, para momentos depois querer aquele algo de novo e na ingenuidade achar que voltará, na ilusão lutar para acontecer e na realidade saber que foi e não terá repetição.
Talvez essa seja a graça de viver.
Saber que depois de cada conquista, há uma nova batalha.
Acreditar que sempre podemos achar aquele fragmento de tempo que ficará por todo o sempre gravado na memória.
Aquele fragmento de felicidade nos faz acreditar no amor. Esse amor, nos faz sentir saudade. A saudade nos faz querer ser feliz.
Ciclo rápido, porém que só quem sabe viver é capaz de fechá-lo e começá-lo de novo por todo o sempre.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Quinta Categoria [10]- Acredite, tem jeito!

Voltando as atividades.
Não sei se perceberam, mas semana passada não teve o Quinta Categoria. Algumas pessoas choraram e quase ficaram loucas, mas calma, eu voltei!
Eu não escrevi na ultima semana porque eu não quis. Isso mesmo, estava meio revoltado com a vida. E mais, estava revoltado com esses textos. Parei um pouco e refleti. Quase todos os meus textos abordaram temas como violência, injustiça, guerra entre outros. Só um que fugiu desses temas.
Logo, vi a necessidade de levar algo mais otimista a vocês. De guerra e tragédia a TV/ Facebook/ Twitter estão cheios, não vou engrossar isso. Pode ser que alguma vez eu volto nesses temas, mas por hora vamos ser mais felizes!

Primeiramente, assista esse vídeo.



Vi esse vídeo enquanto passeava no Brainstorm9 e achei interessantíssimo. (para saber realmente do que se trata, entre AQUI e veja o post completo).
Que coisa, não? Ainda há esperança na raça humana. Meio difícil imaginar que em pleno século XXI pessoas abrem mão do seu conforto para ajudar o próximo, passam frio para ajudar um menino indefeso cujo agasalho foi roubado em uma viagem da escola. Coisa de louco não?
O mais legal é que algumas pessoas lhe deram seus acessórios (luvas, cachecóis) e outro deram suas blusas. Abraçaram a causa literalmente.
Como é difícil isso. Como é difícil abrir mão de si em favor do outro.
Pense ai, qual foi a ultima vez que você fez algo em favor de outra pessoa?
Hoje? Ontem? Semana passada? Nunca?
Se faz tempo ou você respondeu nunca, repense suas atitudes.
Mesmo sendo um conceito antigo e tantas vezes repedido em nosso cotidiano, é uma coisa extremamente difícil de fazer.
Muitos dirão que não, que é fácil, mas acredito que é algo no minimo complicado.
Por vezes pensamos que fazemos pouco ou ainda que o pouco não mudará nada na vida da pessoa.
Ai que nos enganamos, o pouco, muitas vezes, vale mais do que o muito. Acredite.
Se todos, ou a maioria, fizesse um pouquinho, só um pouquinho, o mundo seria uma maravilha. Pessoas não passariam fome, frio, sede... Tudo seria melhor. Mas como eu disse, fazer algo é difícil.
Entretanto esses atos podem se tornar algo fácil, basta começar. Depois da primeira vez você vai se sentir mais solto, mais alegre e começará a fazer naturalmente. É a lei da vida.
Olha só, vou dar alguns exemplos para você começar e com toda a certeza te ajudará!
Eu sei, que assim como eu, existem pessoas que não acreditam que haja vida antes do meio dia, mas existe, acredite. Que toda e qualquer demonstração de afeto antes desse horário é extremamente irritante, mas é por ai que começa.
Não sou a pessoa mais sociável do mundo (antes do meio dia então, nem se fala), mas eu procuro ser no minimo agradável. Tratar as pessoas com um sorriso no rosto (não é um sorriso amarelo falso, mas um sorriso que demonstra amabilidade) pode fazer uma diferença enorme. Comece!
Bom dia, boa tarde e boa noite não matam ninguém e nem deixam quem fala aleijado. Pratique esses termos naturalmente.
Um "obrigado" é uma das coisas mais sensacionais que você pode dar para outra pessoa! Reconhecer o esforço ou a gentileza do próximo é algo extraordinário. Agradeça sempre! Não se canse de agradecer! Faz bem a você e para o outro. Um agradecimento divino  que poucos são iluminados e fazem é no transito. Quem agradece por você ter parado e ter dado a preferencia ou ainda, parar para um pedestre atravessar é um ser iluminado. Sério, quando alguém me agradece no transito muda minha vida. Porque muitas das vezes eu não tenho a minima obrigação de parar ou de dar a passagem. Ai quando recebo aquele "joinha" ou uma "buzinadinha" marota, fico feliz imediatamente.
Pegando o gancho, outro ser iluminado que merece todas as honras do mundo é aquele que dá seta antes de virar. Esse sim me faz feliz.
Mas voltando, essas são coisas básicas para se fazer. Comece com isso que sua vida mudará.
Agora vamos para dicas um pouco mais complexas.
Antes disso, uma pergunta:
Você é a favor da gorjeta?
Sim? Não? Talvez?
Pronto, já deu tempo de pensar né?
Com certeza teve gente (ou você mesmo) que pensou assim: Mas fulano já ganha para fazer aquilo, por que diabos eu deveria dar um dinheirinho a ele?
Sim caro leitor, essas pessoas já ganham, mas tenha a certeza que muitas vezes não é tanto assim.
Experimente dar uma gorjeta para um garçom, um lavador de carro, enfim, pessoas que prestam-lhe serviço. O cara vai ficar feliz pra caramba, te atenderá melhor e ainda vai ter uma grana a mais no fim do mês.
É tão fácil ajudar o outro.
Mas faça direito, não dá 10 centavos de gorjeta, pelo amor de Deus né? Dê o quanto você acha justo e quanto você pode dar. 5 reais talvez seja pouco, mas imagine se mais 10 pessoas dessem 5 reais para aquele garçom gente boa? Ele teria um lucro maior e seu serviço seria melhor.
Poderia ficar aqui por mais algumas horas dando exemplos, mas não dá. Já me prolonguei de mais.
Mas com esses que citei acima, você poderá ser uma pessoa melhor e descobrir outras milhares de formulas para ajudar o próximo.
Pensem nisso.
Sejam a mudança que vocês querem ver no mundo.
Se falta amor, paz, etc, seja a paz, seja e propague o amor.
Assim o mundo vai pra frente!
Até a próxima pessoal!
Se vocês gostaram, dê aquele curtir maroto aqui em baixo. Isso me faz feliz e me motiva a escrever mais (é uma espécie de gorjeta pra mim).
Obrigado!

=D

Wender Batista Pereira

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Summer Beats 2014


Summer Beats 2014
Evento de musica cristã realizado no dia 9 de fevereiro de 2014 no parque Hopi Hari.
Todas as fotos Wender Batista Pereira


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Quinta categoria [9]- O ciclo sem fim que nos guiará (?)

Créditos na imagem
Semana agitada essa hein?
Fiquei com algumas duvidas sobre o que falar nessa semana e cheguei a uma conclusão.
Na ultima sexta (31/01), foi ao ar o ultimo capitulo da novela 'Amor a vida' e teve uma repercussão enorme. O mundo falava sobre o desfecho da trama. Twitter, Facebook e outras redes sociais ficaram absolutamente abarrotadas de gente comentando a novela (como se ninguém tivesse TV em casa). Enfim, mais uma novela acabou, outra começou e estamos nesse ciclo. Até quando?
O que mais chamou a atenção nesse dia foi o beijo gay em rede nacional. Aquele beijo pegou a população de calças curtas, porque ninguém imaginava que pudesse ser daquele jeito.
Mas aconteceu, a cena rodou o mundo, gente da China e do resto do planeta viram.
O Brasil ficou "chocado". Aquilo foi novidade para os olhos da maioria da população.
Novidade, novidade não foi né? Convenhamos que a TV brasileira não é um exemplo de boa programação e está longe de ser.
Não vou entrar aqui em causas especificas, principalmente em relação ao beijo gay. Vou focar em outras coisas que tem a ver com esse acontecimento.
Novelas! Ah as novelas...
Super produções que ganham o coração de muitos brasileiros. Uma lindeza só.
Um universo paralelo, onde tudo e todos estão a cima da lei e da ordem. Acima do bem e do mal.
Uma coisa de louco!
Da mesma maneira que comentei quando escrevi sobre o BBB, eu já assisti muitas novelas há uns tempos pra trás.
Fazia maratona! Começava com Malhação (que teve lá suas boas temporadas), partia para a das 6, emendava na das 7, descansava e via a das 8 (que sempre foi às 9, mas antes chamava das 8). Quanto tempo perdido meu Deus! Quanto tempo...
Graças ao bom Deus, minha personalidade não foi influenciada com essas novelas, mas de muita gente foi e está sendo.
O enredo/ roteiro/ linha de pensamento/ sei lá como se diz das novelas é sempre o mesmo.
O bem contra o mal, a mocinha que quer ficar com o mocinho, o mocinho que fica com a vilã, a vilã que vira mocinha, a mocinha que vira vilã, a vilã que entra no casamento dos mocinhos, o adultério que rola solto, o pobre que quer ser rico, o rico que quer ter a vida de pobre... E por ai vai. Receitinha de bolo.
Sempre tem as polêmicas básicas né? Normal.
Mas ai vão me dizer: Mas isso tem em filme, seriado, até em desenho...
Sim, lógico que tem! Mas as novelas dão a sensação que aquilo é super real. Algo que está acontecendo ali na esquina com meus vizinhos e em alguns casos pessoas acham que aquilo é para elas e com elas.
Coisa de louco mesmo.
O senso de realidade e ficção fica deturpado.
Então, chifrar a mulher, passar por cima do outro, não ter escrúpulos, matar, roubar, se tornam coisas normais e pessoas copiam essas atitudes.
Isso que é mais revoltante.
Pode parecer baboseira, mas meu amigo, é a mais pura verdade.
Exemplos bons são raridades e quase sempre são encobertos por tramas malignas.
Então caro leitor, sai dessa. Desencana, facilita!
Vai caçar algo bom pra fazer.
Se liberte dessas coisas que só servem pra encher sua cabecinha com merda.
É, o bagulho é louco.
Tem várias coisas boas para se fazer.
Novelas não vão ajudar em nada na sua vida, ao contrário, só vão piorar, acredite!
É isso, não adianta ficar reclamando de beijo gay, traição e outras coisas mais no facebook. faça algo produtivo e repasse isso para seus amigos. Isso muda o mundo! Mimimi no facebook não muda a vida de ninguém!

Wender Batista Pereira