segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ENEM, farça ou verdade?

Bom, tenho esse blog aqui, então é meu espaço para revelar meus pensamentos sobre alguns temas e lê quem se interessa. Acho que não vale muito a pena lotar a time line no Facebook com minhas opiniões. Lá lê-se tudo, mas não se absorve nada. Mas vamos lá.
Esse fim de semana aconteceu mais um ENEM e ao que tudo indica foi um sucesso, sem mais problemas com gabaritos divulgados antes da hora, problemas com prova, enfim, tudo nos conformes, menos a parte das fotos postadas no Instagram da prova. Santa burrice de alguns. Bato palmas para cidadãos desse jeito. Custa ficar ALGUMAS HORAS SEM POSTAR FOTO NO INSTAGRAM? Custa NÃO DIVULGAR O QUE ESTÁ SE FAZENDO? Um bem feito a todos que foram eliminados da prova!
Mas esse não é o ponto em que quero chegar. Esse ano não fiz ENEM, mas nos últimos 3 anos eu ralei fazendo essa prova e sei o quanto é difícil. Vi muitos comentários sobre a prova de todos os cantos. Muitos achando a prova difícil, outros nem tanto e outros, muitos outros, mais muitos outros mesmo fazendo a seguinte reclamação: Alunos de escolas publicas não tem conhecimento suficiente para fazer o ENEM.
Frente a isso, refleti.
Estudei a minha vida toda em escola publica, fiz um ensino médio sofrível e recebi um ensino não tão bom assim. Serviu e muito para a minha formação moral e básica, mas não o suficiente.
O ensino público é N vezes pior do que o particular e posso afirmar que pouquíssimos alunos de escola publica podem competir com alunos de escolas privadas. Mas para competir, o esforço individual e estudo descomunal é indispensável, pois para compensar essa diferença tem que ralar muito, muito mesmo.
A peneira para aluno de escola pública é muito mais seletiva do que as da rede particular de ensino.
Para se destacar, não digo que o esforço é maior, pois alunos de escolas particular estudam e muito. Essa é a diferença, enquanto uma escola dá o mínimo, a rede particular vai além.
O ensino de qualidade deve ser um direito de todos. Sim, nesse ponto temos que ser igualitários.
Bom, mas essa é uma questão ampla e no Brasil isso nunca vai acontecer.
Ouvi certa vez que a escola publica faz funcionários e a particular patrões. Dura verdade. Apenas alguns fogem a essa regra.
Mas acredito que pelo esforço dá para crescer e chegar onde se quer. Mesmo em um país que se mostra tão diferente nesse aspecto, ainda há chances para quem quer.
É difícil, mas dá pra chegar lá.
A prova ser dificil é completamente entendivel, por assim dizer.
Muitos reclamam do ensino publico e que com ele é quase impossível se fazer um bom ENEM. Isso é óbvio, mas do que adiantaria fazer uma prova mais fácil?
Ficaria mais fácil para alunos da rede publica e muito mais fácil para alunos da rede particular também. Então essa reivindicação é nula.
O ENEM ajuda a entrar em faculdades federais e seleciona os bolsistas do PROUNI.
Mas olha só, alunos da rede publica lutam para entrar em uma faculdade particular com bolsa e os da rede particular lutam para entrar nas federais de graça.
Mas as vagas de PROUNI nunca serão suficiêntes apra atender quem quer estudar e as vagas nas federais também não são suficiêntes. Mas nesse caso sempre há um plano B que é pagar para se estudar mais uma vez. E quem não tem condição de pagar?
É esse Brasilzão querendo ser igual, um país de todos, onde nem todos são tratados igualmente.
Eu sou aluno do curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas pelo PROUNI. Em nenhum momento desdenho esse meu beneficio, mas vejo quanto e quantos outros queriam ter a oportunidade de continuar estudando e se formar, mas o ensino básico recebido não foi o suficiente.

Wender Batista Pereira

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Pra sonhar

Entra ano e sai ano e tenho os mesmos sonhos, as mesmas metas, os mesmos desejos.
Nem sempre iguais, mas parecidos entre si.
Existe um sonho que guardo com o maior carinho do mundo, o sonho que levo comigo sempre esperando o momento certo para realizar.
Alguns dizem que é besteira, outros dizem que é bobagem. Uns dizem que é fácil, enquanto outros afirmam ser difícil.
Talvez seja um pouco de cada. Um  pouco fácil, um pouco difícil. Depende muito de quem sonha.
No meu caso, considero muito difícil, pois quero realizar, mas não de qualquer jeito.
Às vezes é duro levar um sonho até o fim, dá vontade de desistir, correr para outros caminhos, esquecer daquilo que um dia foi sonhado. Difícil, mas valerá a pena.
Sonho bobo, que qualquer criança e adolescente tem. Sonho que você tem.
Sonho de filme, de novela, de musica. Simples.
Sonho que dói por não se realizar quando esperamos que ele se realize. Quando se acha que está quase tudo consumado, a onda vem e o leva para longe de novo. Nessa hora, quando o mar abocanha mais uma vez o sonho, bate aquela vontade de chorar. Vontade de se revoltar contra tudo e contra todos. Desistir mais uma vez. Porém quando se sabe que o mar leva aquilo que na verdade não era bom, o sonho ressurge mais uma vez dentro daquele pobre coração e toma um novo fôlego para viver de novo.
Pra sonhar tem que ser forte, otimista e batalhador.
Esse sonho não é egoísta, muito pelo contrário, abriria mão da minha felicidade. Complicado, não?
É duro sonhar e como é bom sonhar. Fazer planos para depois do sonho.
Força e fé pra sonhar mais uma vez.
Sonho em encontrar alguém para amar. Alguém especial, que mereça esse meu sonho.
Como é difícil achar esse alguém, aquela mulher que realmente faça a diferença na minha vida e vice versa.
Encontrei candidatas ótimas para preencher a vaga, mas por um deslise do destino ou por uma onda muito forte não ficaram. Se foram, deixando rastros de esperanças.
Já me decepcionei muito, hoje em dia só rezo. Só peço a Deus para que cuide desse sonho. É sempre bom "terceirizar" esse tipo de sonho para Deus. Ele sabe o que é melhor pra mim e por isso confio nEle.
Pra sonhar mais uma vez...
Seguir em frente e mais uma vez esperar o momento para esse tal sonho realizar.
Não é difícil achar uma mulher, difícil é achar a mulher. Por isso não perco meu tempo com "uma" mulher, porque confio que "a" mulher irá chegar. Para quem manja de português, sabe bem a diferença dos pronomes.
Essa é a diferença.
A solidão só existe para se aperfeiçoar. Quero ser a melhor pessoa possível para quando ela chegar.
Vai que ela chega agora, amanhã ou depois. Quem sabe.
Vai que é em uma missa, corredor da faculdade, esquina, entrevista de TV, transito, enfim, seja onde for, estarei sempre pronto pra realizar o sonho.

Wender Batista Pereira