sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Projeto 365 dias- 25º dia


Por que fotografia?



Dentre tantas outras artes e formas de expressões, por que justo fotografia?
Porque é uma paixão.
Uma paixão que me acompanha tem algum tempo, mas acho que teve um primeiro olhar que ficou gravado na minha mente.
Eu tinha, se não me engano, 12 anos e fui fazer uma viagem com o projeto AABB comunidade para a cidade de Passos, Minas Gerais. Era comecinho de manhã e o sol estava raiando. Era uma bela imagem. Ao meu lado tinha um colega e ele tinha um celular que fotografava, um dos poucos modelos existentes na época, mais ou menos o ano de 2003 ou 2004.
Fiquei encantado com a possibilidade de registrar o memento de uma forma tão prática. Em casa eu tinha uma câmera, ainda de filme, bem simples, mas ela nunca me chamou a atenção.
Depois daquele dia eu queria porque queria um celular que fotografava. Como ainda não trabalhava recorri a poderosa força advinda do meu pai.  Enchi o saco dele por meses, até ele cair na minha lábia e comprar o tal celular. Não me recordo o modelo desse celular que ganhei, mas era um Samsung azul, coisa mais linda. Devia ter lá seus 2 mega de memória, isso chutando alto. Era o mais mais da época. As fotos eram uma porcaria. A resolução era péssima, não tinha cabos de dados para passar as fotos para o computador. A transferência era feita através de infra-vermelho em lojas especializadas de fotografia. Um trabalho enorme.
A primeira e única vez que passei as fotos para o computador foi uma decepção enorme. A qualidade da foto era tão ruim, mas tão ruim que não dava pra ver quase nada. As fotos tinham mais ou menos o tamanho de uma foto 3x4.
Mas com aquele celular eu fui feliz. Nunca fui de ser um “noiado” em fotografia, que tudo que via fotografava. Muito pelo contrário, fui e sou muito seletivo nas imagens que capturo.
Lembro que na escola fazia pequenas sequencias de fotos simulando cenas. Era tão engraçado.
Com aquele celular registrei alguns bons momentos, algumas viagens. Pena que a qualidade era tão ruim.
Fotografei com ele até perdê-lo. Dia triste.